“…Após a realização do projeto, esta pesquisa foi iniciada com o objetivo de compreender se e como a participação em atividades culturais, entendida como um direito de cidadania, pode favorecer a inclusão social de pessoas com necessidades específicas. Ou mais exatamente, compreender como o projeto vídeo-narrado contribuiu para a inclusão dos participantes no ambiente familiar, … Continue reading A História da Áudio-descrição no Brasil, 1999
undefined
Audio Description Worldwide Consortium

A História da Áudio-descrição no Brasil, 1999

“…Após a realização do projeto, esta pesquisa foi iniciada com o objetivo de compreender se e como a participação em atividades culturais, entendida como um direito de cidadania, pode favorecer a inclusão social de pessoas com necessidades específicas. Ou mais exatamente, compreender como o projeto vídeo-narrado contribuiu para a inclusão dos participantes no ambiente familiar, escolar, profissional e social. Entendendo aqui a “inclusão como o processo de um movimento dinâmico e permanente que reconhece a diversidade humana e tem como fundamento a igualdade na participação e na construção do espaço social, compreendida como um direito.”

(Kauchakje, 1999:204)

“…Pôde-se perceber o fator inclusivo que a participação no projeto desencadeou na vida de todos os freqüentadores do vídeo-narrado, uma nova postura e uma busca de acesso à participação na vida social, reivindicando na escola fitas dubladas, freqüentando locadoras, despertando interesse por filmes transmitidos por canais de televisão, adquirindo aparelho de vídeo, discutindo sobre temas e cenas de películas em diferentes grupos sociais. Vejamos alguns depoimentos: “Achei o projeto inovador, nunca tinha visto nada semelhante antes, achei positivo pelo lado cultural que os filmes traziam e, além disso, a oportunidade de se estar em grupo discutindo sobre o filme.” “Conversei com a minha mãe sobre ‘A Primeira Vista’, que contava a história de um rapaz cego. Com meus sobrinhos comentei muito sobre o ‘Pixote’, porque são muito jovens e há o perigo das drogas, um deles acabou vendo o filme e ficou mais fácil a gente conversar” “Agora tenho mais vontade de ligar a televisão, antes era só rádio e faz falta assistir televisão, para conversar com os outros.”

Leia este artigo na íntegra em: “Vendo filmes com o coração: por O projeto vídeo-narrado Maria Cristina Loiola Martins“.

 

Would you like to make a reference of the text in a school or academic work? Look:

Schiff, Illiam. "A História da Áudio-descrição no Brasil, 1999". Audio Description Worldwide Consortium, 2010. Available in: <https://audiodescriptionworldwide.com/associados/rbtv/a-historia-da-audio-descricao-no-brasil-1999/>. Access on: 2018/06/23

Published by

Leave a Reply