Neste volume 3 da Revista Brasileira de Tradução Visual, trazemos, na capa, a fotografia intitulada “Aos Pés da Santa”[1]. A fotografia foi tirada no Morro da Conceição em Recife no ano de 2009. Trata-se da imagem conhecida por Nossa Senhora da Conceição.
Áudio-descrição
Estátua de mulher alva, em cuja cabeça há uma coroa dourada. Ela veste uma túnica branca e manto azul compridos. A mulher está com a cabeça levemente inclinada para a direita e tem o olhar voltado para baixo. Seu nariz é bem afilado e a boca é pequena. Os braços flexionados repousam sobre os seios, os dedos ligeiramente dobrados unem-se nas pontas. As bordas do manto azul trazem uma franja com detalhes dourados. Sob as voltas do manto fica aparente uma parte da túnica branca, onde se nota a saliência correspondente ao joelho direito levemente flexionado. A estátua está sob uma estrutura branca com detalhes dourados. A estrutura é sustentada por quatro colunas cilíndricas e pontiagudas que trespassam uma pequena cúpula quadrangular, sob o centro da qual dois arcos dourados se interceptam em xis à cima da cabeça da estátua. Acima da cúpula percebe-se, ainda, a parte frontal de um pináculo piramidal de base octogonal e de arestas adornadas. À base do conjunto há um gradeado do qual se percebem quatro barras pontiagudas, e detalhes de barras mais finas e bifurcadas que se tocam na parte superior e sustentam uma linha de barras na horizontal. O céu azul com esparsas nuvens brancas compõe o pano de fundo. Na metade inferior da foto, e em primeiro plano, nota-se a parte superior do dorso de um homem que traja uma camisa tipo pólo de listras horizontais azuis e verdes, entre as quais há delgadas listras brancas. Ao centro destas há listras azuis ainda mais finas. Por sobre a gola da camisa do homem, percebe-se um fino arco de couro cabeludo coberto por curtíssimos fios de cabelo.
Sumário
Editorial
Seção principal
- Estudo da comunicabilidade das imagens: contribuições para o processo de ensino-aprendizagem na escola inclusiva
- Ergonomia e inclusão laboral de pessoas com deficiência
- Leitura comentada da carta sobre os cegos
- O direito das crianças com deficiência visual à áudio-descrição
Conteúdo
Relato de Experiência
Foto-descrição
- As imagens nos livros didáticos de língua estrangeira
- Contribuições da áudio-descrição no ensino de artes
- HQ acessível
- Figura ambígua
- Áudio-descrição de fotografia do espetáculo “Leve”, primeiro espetáculo de dança áudio-descrito em Recife
- Marcus Vinícius
- Uma tira áudio-descrita
Nota de rodapé
[1] A autoria é do Coletivo Tuia de Artifícios dos artistas: Doriedson Roque (Dori) pedagogo e estudante de fotografia; e Paulo Emilio, professor universitário, psicólogo e estudante de artes plásticas. A fotografia foi realizada no Morro da Conceição no ano de 2009.