Áudio-descritora Andrea Garbelotti: Poste e Bicicleta

poste-e-bicicleta-audio-descrio-andrea-garbelotti

Descrição

Sobre um fundo branco, há um desenho a nanquim preto de um poste e de uma bicicleta. À esquerda, está o poste de luz antigo, composto por uma luminária de cúpula esférica, sobre a qual há um pequeno triângulo inclinado para a direita. De um lado e do outro da cúpula sai uma haste pequena com a ponta inclinada para cima, como a aba de um chapéu.

Sob a cúpula, está o corpo da luminária, que é comprido e formado por um U, em cujo centro há um traço vertical que se estende até o capitel.

Ligando o capitel ao fuste do poste, parte para a direita e para a esquerda um traço longo com a ponta encaracolada e virada para baixo, como um bigode.

O fuste, representado por um traço único, desce até o chão.

Uma bicicleta, com guidão alto e rodas grandes está encostada no fuste.
Estende-se abaixo do poste e da bicicleta, um longo e largo traço, sob cuja extremidade direita está a assinatura: Stocker.

Áudio-descrição de Andrea Garbelotti

A portuguese audio description of Rene Magritte’s Collective Invention

Invenção coletiva (MAGRITTE, 1934)

Áudio-descrição retirada de: O surrealismo e a construção de imagens: contribuições da áudio-descrição para os alunos com deficiência visual, por Fabiana Tavares dos Santos Silva. Artigo disponível na Revista Brasileira de Tradução Visual.

Notas Proêmias
Técnica óleo sobre tela. Dimensões da obra original em centímetros: 73,5 cm x 97,5 cm. Local de exposição: Alemanha. Dimensões da imagem áudio-descrita: 12 cm x7 cm.

The collective invention, 1934 by Rene Magritte

Criatura metade peixe, metade humana deitada lateralmente no chão alaranjado. A criatura está nua, deitada do lado esquerdo, com parte posterior do corpo sendo tocada pelo mar. Tem cabeça de peixe, de cor cinza. Nas costas, na altura da cintura, mostra uma barbatana e na parte abdominal, a nadadeira peitoral toca o chão.

A partir do abdômen, a criatura tem quadris, pernas e pés humanos. A pele é clara, quadril pouco arredondado. As coxas e pernas são magras, os joelhos ossudos. Os pés são compridos e magros.

Uma sombra contorna a lateral esquerda da criatura e a silhueta da parte interna do pé direito até a genitália. Ao fundo, vê-se o céu acinzentado e o mar azul escuro. Na lateral esquerda inferior da tela, assinatura de Magritte.