Há anos convivo com pessoas com deficiência visual e ainda me espanto quando percebo o quanto os “videntes” como eu, desconhecem este mundo interior delas. Consideram “o que falta” – a visão física –; não percebem o quanto aquelas pessoas têm dentro de si: capacidade. Participo da AADVAR – Associação de Amigos e Deficientes Visuais … Continue reading Relato de Experiência: “O Pulo do Gato”
undefined
Audio Description Worldwide Consortium
Áudio-descrição da logo da RBTV: Revista Brasileira de Tradução Visual. Em um fundo branco, a mão direita faz a letra t em libras. O indicador e o polegar se cruzam, os demais dedos ficam erguidos. Próximo ao indicador há, em verde, 3 ondas sonoras. Abaixo da mão, lê-se RBTV, com letras verdes e com letras Braille em preto.

Relato de Experiência: “O Pulo do Gato”

Há anos convivo com pessoas com deficiência visual e ainda me espanto quando percebo o quanto os “videntes” como eu, desconhecem este mundo interior delas.

Consideram “o que falta” – a visão física –; não percebem o quanto aquelas pessoas têm dentro de si: capacidade.

Participo da AADVAR – Associação de Amigos e Deficientes Visuais de Assis e Região e cada vez tenho mais consciência de que faltam apenas atitudes mais sábias e “ferramentas” específicas para desenvolver estas capacidades e promover o entrosamento.

Uma dessas tecnologias, a Áudio-descrição, que aprendi no meu curso de Tradução Visual, parece como “o pulo do gato” – um deles, pelo menos. Procuro levar ao público, em minhas falas que, assim como precisamos de vocabulário para nos comunicar, as pessoas com deficiência visual precisam de “informação áudio-descrita” (que é seu repertório imagético), para comunicar e interagir, criar seu mundo interior e exterior.

A AADVAR tem uma página no Facebook onde levamos aos “Amigos”, e outras instituições, informações sobre a convivência com os problemas e as soluções; as vitórias e as derrotas, que as pessoas com deficiência experimentam. Enfim, tratamos de pessoas.

Como todos que navegam na rede social, recebemos mensagens de todo tipo. Otimistas ou engraçadas, fazem parte do nosso repertório de informações. Eu faço a áudio-descrição dessas mensagens para nossos associados e delas compartilhamos, conversamos. Estamos juntos na rede e na vida.

Neste relato trazemos uma versão dessas áudio-descrições:

Áudio-descrição de composição gráfica compartilhada no Facebook.

Reprodução da composição gráfica

Áudio-descrição

Cartão branco com foto no meio. Acima, letras maiúsculas em preto: Que a felicidade esteja bem presa a você…porque o resto ira cair…

No centro, foto em fundo cinza de um casal de bonecos caricatos, idosos, sorridentes, em pé,  e com roupas de praia.

O homem, à esquerda, é careca, tem testa enrugada, sobrancelhas fartas e brancas, orelhas grandes e pontiagudas, nariz bicudo e boca grande. Lábios unidos, esticados e queixo pontudo. Ele usa óculos escuros no meio do nariz, deixando à mostra os olhos pequenos, escuros e pálpebras enrugadas. Peito caído, barrigudo, usa tanga que imita pele de onça. Ele tem pernas finas, usa meias brancas e sapatos sociais marrons. O braço direito é fino, está dobrado, com a mão postada na barriga. O braço esquerdo está estendido, tocando as nádegas da mulher.

A mulher, à direita, tem cabelos curtos, brancos e encaracolados. Usa uma fina bandana com lacinho e brincos de argolas lilases. As sobrancelhas da velha são finas delineadas em preto. Ela usa óculos cor de rosa, tem nariz grande, boca semi-aberta, com batom vermelho vivo. Ela usa biquíni com estampa de onça e, na mão esquerda, segura uma sacola de praia, com a mesma estampa. No pulso esquerdo, tem uma pulseira lilás. De dentro da sacola, sai parte de toalha branca. A velha tem seios flácidos, barriga protuberante, coxas murchas e pernas tortas. Ela calça sandália lilás. O braço direito toca as nádegas do homem.

Na parte inferior da imagem,  em preto: O que importa é o que ficou ….guardado lá dentro…

Á direita: By-Marcos Nunes

Como citar esse artigo [ISO 690/2010]:
Garcia Evely 2013. Relato de Experiência: “O Pulo do Gato” [online]. [visto em 20/ 07/ 2019]. Disponível em: http://audiodescriptionworldwide.com/rbtv/relato-de-experiencia-o-pulo-do-gato/.
Revista Brasileira de Tradução Visual

Este artigo faz parte da edição de número volume: 15, nº 15 (2013).
Para conhecer a edição completa, acesse: http://audiodescriptionworldwide.com/rbtv/rbtv-15-sumario.

Published by

Leave a Reply