Notas proêmias Ruan Pablo Picasso, nasceu no dia 25 de outubro de 1881 em Málaga, Espanha. Morreu na França, em 1973, numa pequena cidade próxima a Cannes. Segundo o site blogodorium.com.br/historia-de-pablo-picasso-e-fotos-de-suas-obras, “as obras do ator podem ser divididas em fases, de acordo com a valorização das cores”. Na fase azul (1901-1904), o artista tem uma … Continue reading RBTV #6: Sumário
undefined
Audio Description Worldwide Consortium
Áudio-descrição da logo da RBTV: Revista Brasileira de Tradução Visual. Em um fundo branco, a mão direita faz a letra t em libras. O indicador e o polegar se cruzam, os demais dedos ficam erguidos. Próximo ao indicador há, em verde, 3 ondas sonoras. Abaixo da mão, lê-se RBTV, com letras verdes e com letras Braille em preto.

RBTV #6: Sumário

Capa da Revista Brasileira de Tradução Visual
Capa da Revista Brasileira de Tradução Visual

Notas proêmias

Ruan Pablo Picasso, nasceu no dia 25 de outubro de 1881 em Málaga, Espanha. Morreu na França, em 1973, numa pequena cidade próxima a Cannes.

Segundo o site blogodorium.com.br/historia-de-pablo-picasso-e-fotos-de-suas-obras, “as obras do ator podem ser divididas em fases, de acordo com a valorização das cores”. Na fase azul (1901-1904), o artista tem uma atenção maior aos elementos marginalizados pela sociedade. Na fase rosa (1905-1907), predominam as cores rosa e vermelho, percebe-se uma influência do artista Cézanne.

O quadro Duas mulheres correndo na praia, de 1922, foi pintado com a técnica guache sobre prensado, e pode ser visto no Musée Picasso, em Paris.

Reprodução do quadro

Picasso – Duas Mulheres Correndo Na Praia (A Corrida) 1922 Óleo sobre aglomerado, 34 x 42,5 cm Paris, Musée National Picasso

Áudio-descrição do quadro “Duas mulheres correndo na praia”

Ao centro do quadro, duas mulheres brancas, jovens, de cabelos escuros, pernas grossas e de pés descalços correm na praia, com as mãos dadas acima da cabeça. Elas usam vestido claro, na altura do joelho. Os vestidos, esvoaçantes com o vento, lhes caem dos ombros, deixando-lhes o seio esquerdo à mostra. Em primeiro plano, um pouco mais à esquerda do quadro, uma mulher tem o rosto voltado para cima e os cabelos soltos ao vento, à altura dos ombros. A cabeça da mulher é pequena, desproporcional ao pescoço largo e ao corpo. Com o braço esquerdo erguido ela segura a mão da mulher à direita; o braço direito aberto, estende-se à altura da cintura, com a mão espalmada para baixo. A perna esquerda, levemente flexionada para trás, mostra o pé no ar. Com o pé direito, calcanhar levantado, ela pisa a areia branca da praia.

A mulher da direita está mais ao centro do quadro, num segundo plano. Ela é gorda, o rosto está de perfil, sobre o pescoço longo e grosso. Os cabelos escuros voam ao vento. Com o braço direito erguido, ela segura a mão da mulher da esquerda. O braço esquerdo, comprido, grosso e desproporcional ao corpo, está estendido para frente, à altura do ombro. Esta mulher tem as pernas grossas e curtas. Ela pisa a areia com o pé esquerdo, enquanto a perna direita está ligeiramente flexionada, por trás da mulher da esquerda. Sob os pés das duas vê-se, à esquerda, uma porção de areia mais escura e, ao centro e à direita da praia, uma porção mais clara, com maior luminosidade. Ao fundo, o azul do mar calmo se une ao azul do céu com nuvens carneiras.


Sumário

Seção principal

Conteúdo

Relato de experiência

Foto-descrição

Como citar esse artigo [ISO 690/2010]:
Lima Rosângela A. Ferreira 2011. RBTV #6: Sumário [online]. [visto em 19/ 11/ 2018]. Disponível em: http://audiodescriptionworldwide.com/rbtv/rbtv-6-sumario/.
Revista Brasileira de Tradução Visual

Este artigo faz parte da edição de número volume: 6, nº 6 (2011).
Para conhecer a edição completa, acesse: http://audiodescriptionworldwide.com/rbtv/rbtv-6-sumario.

Published by

Leave a Reply