Notas proêmias “Ligações Perigosas”, pintura a óleo, com dimensões de 72 X 64 cm,     é uma obra produzida em 1926 por René Magritte (Lessines, Bélgica, 1898 – Bruxelas, 1967), um expoente da arte surrealista, criador de um novo tipo de lógica: a do absurdo, capaz de gerar situações impossíveis e, no entanto, reais e tangíveis, … Continue reading RBTV #5: Sumário
undefined
Audio Description Worldwide Consortium
Áudio-descrição da logo da RBTV: Revista Brasileira de Tradução Visual. Em um fundo branco, a mão direita faz a letra t em libras. O indicador e o polegar se cruzam, os demais dedos ficam erguidos. Próximo ao indicador há, em verde, 3 ondas sonoras. Abaixo da mão, lê-se RBTV, com letras verdes e com letras Braille em preto.

RBTV #5: Sumário

Notas proêmias

“Ligações Perigosas”, pintura a óleo, com dimensões de 72 X 64 cm,     é uma obra produzida em 1926 por René Magritte (Lessines, Bélgica, 1898 – Bruxelas, 1967), um expoente da arte surrealista, criador de um novo tipo de lógica: a do absurdo, capaz de gerar situações impossíveis e, no entanto, reais e tangíveis, bizarras e familiares. Esta e outras obras magritteanas estão  disponíveis  na galeria virtual: passeiweb.com/saibamais/arte/cultura/galeria/rene_magritte/3. A imagem áudio-descrita tem dimensões de  10 X 14 cm.

Reprodução da tela

Ligações Perigosas (Magritte, 1926)

Áudio-descrição da obra “Ligações Perigosas” (MAGRITTE, 1926)

Mulher branca, nua segura um espelho que lhe cobre o corpo da altura da face até o início das coxas. Tem cabelos castanho-escuros, sobrancelha preta, espessa. O olho esquerdo está fechado. O rosto dela é mostrado de perfil, levemente virado para a direita e inclinado para baixo.  Refletido no espelho, a mulher nua é vista do torso até o início das coxas, com o corpo virado levemente para a esquerda, ela deixa à mostra os cabelos castanho- escuros, longos até a cintura, as costas, o braço direito flexionado, sob o pequeno seio, as nádegas arredondadas e parte das coxas grossas.  O espelho com  fundo marrom é circundado por uma moldura marrom metálica, abaulada, fina e de cantos arredondados.  Abaixo do espelho, as coxas grossas e bem torneadas aparecem juntas. Do lado direito e por trás da mulher, vê-se a sombra da silhueta larga e contínua da cabeça, espelho e coxas da mulher nua.  No canto superior direito da pintura, bem próximo à borda, está em preto a assinatura de Magritte.


Sumário

Seção principal

Relato de experiência

Foto-descrição

Como citar esse artigo [ISO 690/2010]:
Silva Fabiana Tavares dos Santos 2010. RBTV #5: Sumário [online]. [visto em 16/ 12/ 2018]. Disponível em: http://audiodescriptionworldwide.com/rbtv/rbtv-5-sumario/.
Revista Brasileira de Tradução Visual

Este artigo faz parte da edição de número volume: 5, nº 5 (2010).
Para conhecer a edição completa, acesse: http://audiodescriptionworldwide.com/rbtv/rbtv-5-sumario.

Published by

  • Mestranda em Educação Inclusiva (UFPE). Aluna do III Curso de Tradução Visual com ênfase em Áudio-descrição “Imagens que Falam” (CEI/UFPE). Especialista em Literatura Infanto-Juvenil (FAFIRE). Graduada em Letras (FAINTVISA). Professora dos cursos de licenciatura em Pedagogia e Letras (Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão). Professora conteudista e executora do curso de licenciatura em Pedagogia (UFRPE- EaD). Professora da rede pública estadual de Pernambuco.View all posts by Fabiana Tavares dos Santos Silva

Leave a Reply