Neste volume 3 da Revista Brasileira de Tradução Visual, trazemos, na capa, a fotografia intitulada “Aos Pés da Santa”[1]. A fotografia foi tirada no Morro da Conceição em Recife no ano de 2009. Trata-se da imagem conhecida por Nossa Senhora da Conceição. Áudio-descrição Estátua de mulher alva, em cuja cabeça há uma coroa dourada. Ela … Continue reading RBTV #3: Sumário
undefined
Audio Description Worldwide Consortium
Áudio-descrição da logo da RBTV: Revista Brasileira de Tradução Visual. Em um fundo branco, a mão direita faz a letra t em libras. O indicador e o polegar se cruzam, os demais dedos ficam erguidos. Próximo ao indicador há, em verde, 3 ondas sonoras. Abaixo da mão, lê-se RBTV, com letras verdes e com letras Braille em preto.

RBTV #3: Sumário

Neste volume 3 da Revista Brasileira de Tradução Visual, trazemos, na capa, a fotografia intitulada “Aos Pés da Santa”[1]. A fotografia foi tirada no Morro da Conceição em Recife no ano de 2009. Trata-se da imagem conhecida por Nossa Senhora da Conceição.

Áudio-descrição

Estátua de mulher alva, em cuja cabeça há uma coroa dourada. Ela veste uma túnica branca e manto azul compridos. A mulher está com a cabeça levemente inclinada para a direita e tem o olhar voltado para baixo. Seu nariz é bem afilado e a boca é pequena. Os braços flexionados repousam sobre os seios, os dedos ligeiramente dobrados unem-se nas pontas. As bordas do manto azul trazem uma franja com detalhes dourados. Sob as voltas do manto fica aparente uma parte da túnica branca, onde se nota a saliência correspondente ao joelho direito levemente flexionado. A estátua está sob uma estrutura branca com detalhes dourados. A estrutura é sustentada por quatro colunas cilíndricas e pontiagudas que trespassam uma pequena cúpula quadrangular, sob o centro da qual dois arcos dourados se interceptam em xis à cima da cabeça da estátua. Acima da cúpula percebe-se, ainda, a parte frontal de um pináculo piramidal de base octogonal e de arestas adornadas. À base do conjunto há um gradeado do qual se percebem quatro barras pontiagudas, e detalhes de barras mais finas e bifurcadas que se tocam na parte superior e sustentam uma linha de barras na horizontal. O céu azul com esparsas nuvens brancas compõe o pano de fundo.  Na metade inferior da foto, e em primeiro plano, nota-se a parte superior do dorso de um homem que traja uma camisa tipo pólo de listras horizontais azuis e verdes, entre as quais há delgadas listras brancas. Ao centro destas há listras azuis ainda mais finas. Por sobre a gola da camisa do homem, percebe-se um fino arco de couro cabeludo coberto por curtíssimos fios de cabelo.


Sumário

Editorial

Seção principal

Conteúdo

Relato de Experiência

Foto-descrição

Nota de rodapé

[1] A autoria é do Coletivo Tuia de Artifícios dos artistas: Doriedson Roque (Dori) pedagogo e estudante de fotografia; e Paulo Emilio, professor universitário, psicólogo e estudante de artes plásticas. A fotografia foi realizada no Morro da Conceição no ano de 2009.

Como citar esse artigo [ISO 690/2010]:
Vieira Paulo André de Melo 2010. RBTV #3: Sumário [online]. [visto em 19/ 11/ 2018]. Disponível em: http://audiodescriptionworldwide.com/rbtv/rbtv-3-sumario/.
Revista Brasileira de Tradução Visual

Este artigo faz parte da edição de número volume: 3, nº 3 (2010).
Para conhecer a edição completa, acesse: http://audiodescriptionworldwide.com/rbtv/rbtv-3-sumario.

Published by

  • Mestrando em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Áudio-descritor certificado pelo curso de Tradução Visual “Imagens que falam” do Centro de Estudos Inclusivos (CEI)View all posts by Paulo André de Melo Vieira

Leave a Reply