A efetividade da convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência Notas proêmias A capa deste 17º número especial[1] da Revista Brasileira de Tradução Visual traz a imagem que ilustra a capa do livro “A Efetividade da Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência”, organizado por Rita Mendonça e Francisco Lima, publicado em dezembro … Continue reading RBTV #17: Sumário
undefined
Audio Description Worldwide Consortium
Áudio-descrição da logo da RBTV: Revista Brasileira de Tradução Visual. Em um fundo branco, a mão direita faz a letra t em libras. O indicador e o polegar se cruzam, os demais dedos ficam erguidos. Próximo ao indicador há, em verde, 3 ondas sonoras. Abaixo da mão, lê-se RBTV, com letras verdes e com letras Braille em preto.

RBTV #17: Sumário

A efetividade da convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência

Notas proêmias

A capa deste 17º número especial[1] da Revista Brasileira de Tradução Visual traz a imagem que ilustra a capa do livro “A Efetividade da Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência”, organizado por Rita Mendonça e Francisco Lima, publicado em dezembro de 2014, pela Editora da UFPE.

Áudio-descrição

Na parte superior da capa, sobre uma faixa horizontal na cor magenta, em letras brancas e maiúsculas, lê-se: “A Efetividade da Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência”.

No centro da capa, há uma balança, na cor marrom, composta por uma haste vertical, com base torneada, e uma horizontal, curva, de cujas extremidades descem três cabos, à esquerda e à direita, que prendem dois pratos pequenos.

Sobre o prato à esquerda, mais alto, grafados com fontes, tamanhos e cores diferentes, estão os termos surdo-mudo, discriminação, preconceito, ceguinho e desigualdade. Sobre o prato à direita, mais baixo, grafados com diferentes fontes, tamanhos e cores, estão os termos justiça, inclusão, educação inclusiva, tecnologia assistiva, dignidade da pessoa humana, direito à família, pessoa com deficiência, trabalho para todos, acessibilidade, direito, desenho universal, acessibilidade comunicacional.

Acompanhando a margem esquerda, de cima até embaixo, há uma faixa estreita, na cor magenta, sobre a qual se lê verticalmente: “A Efetividade da Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência”.

Por trás da balança, como marca d’água, vê-se a imagem da Deusa Themis, de cabeça erguida, cabelos compridos e venda nos olhos.

O fundo da capa tem a cor verde-claro.


Sumário

Seção principal

Nota de rodapé

[1] Quando, neste ano de 2014 a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, assinada pelo Brasil em 30 de março de 2007 perante as Nações Unidas, aprovada pelo Congresso Nacional por meio do Decreto Legislativo nº. 186/2008 e promulgada pela Presidência da República pelo Decreto Federal nº. 6.949/2009, nos termos do art. 5º, § 3º, da Constituição Federal, completa cinco anos de sua entrada para nosso ordenamento jurídico como emenda constitucional, a Revista Brasileira de Tradução Visual (ISSN – 2176-9656 – rbtv.associadosdainclusao.com.br), agora com publicações semestrais traz, neste Número Especial, doze artigos que versam sobre a efetividade da Convenção em nosso País. Daí, a capa deste importante e histórico Número da RBTV estampar a reprodução da capa do livro “A Efetividade da Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência”, dando à obra a acessibilidade que o documento em papel não pode oferecer a muitas pessoas com deficiência, sobretudo, aquelas que fazem uso de leitores de tela e outros. Por isso, esperamos oferecer, com esta atitude, um exemplo de como as obras que versam sobre direitos humanos e outros podem tornar-se mais acessíveis e menos excludentes, com atitudes simples e de baixo custo.

Como citar esse artigo [ISO 690/2010]:
Lima Rosângela A. Ferreira Lima Francisco José de 2014. RBTV #17: Sumário [online]. [visto em 23/ 01/ 2019]. Disponível em: http://audiodescriptionworldwide.com/rbtv/rbtv-17-sumario/.
Revista Brasileira de Tradução Visual

Este artigo faz parte da edição de número volume: 17, nº 17 (2014).
Para conhecer a edição completa, acesse: http://audiodescriptionworldwide.com/rbtv/rbtv-17-sumario.

Published by

  • Professora adjunto do Centro de Artes e Comunicação- UFPE, coordenadora do Letras/Libras- Pólo UFPE.View all posts by Rosângela A. F. Lima
  • Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Coordenador do Centro de Estudos Inclusivos (CEI/UFPE); Idealizador e Formador do Curso de Tradução Visual com ênfase em Áudio-descrição “Imagens que Falam” (CEI/UFPE);Tradutor e intérprete, psicólogo, coordenador do Centro de Estudos Inclusivos. E-mail: cei@ce.ufpe.brView all posts by Francisco José de Lima

Leave a Reply