Notas Proêmias A foto da capa tem como título: Belas Tulipas Amarelas. Foi carregada no site , em 13 de março, 2012 (ID da Imagem: 10075764), acessada em 24 de setembro de 2012. A imagem foi escolhida como uma homenagem ao início da primavera (22 de setembro). Segundo o site Wikipédia, a tulipa é uma … Continue reading RBTV #12: Sumário
undefined
Audio Description Worldwide Consortium
Áudio-descrição da logo da RBTV: Revista Brasileira de Tradução Visual. Em um fundo branco, a mão direita faz a letra t em libras. O indicador e o polegar se cruzam, os demais dedos ficam erguidos. Próximo ao indicador há, em verde, 3 ondas sonoras. Abaixo da mão, lê-se RBTV, com letras verdes e com letras Braille em preto.

RBTV #12: Sumário

Notas Proêmias

A foto da capa tem como título: Belas Tulipas Amarelas. Foi carregada no site , em 13 de março, 2012 (ID da Imagem: 10075764), acessada em 24 de setembro de 2012.

A imagem foi escolhida como uma homenagem ao início da primavera (22 de setembro).

Segundo o site Wikipédia, a tulipa é uma planta originária da Turquia. Pertence ao gênero de plantas angiospermas (plantas com flores) da família das liláceas. Pode ser encontrada em várias cores e formas, devido ao cultivo híbrido.

As tulipas podem trazer folhas oblongas, ovais, lanceoladas (em forma de lança), etc. Do centro dessas folhas, com haste ereta, nasce uma flor solitária, formada por seis pétalas arredondadas.

O bulbo da tulipa, quando manipulado, liberta um pó que pode provocar conjuntivites, rinites e até crises de asma.

Ainda como referência o site Wikipédia, o nome da flor “foi inspirado na palavra turco-otomana tülbend, posteriormente afrancesada para tulipe, que originalmente significa turbante, considerando a forma da flor invertida”.

Reprodução da foto

Áudio-descrição

Fotografia de tulipas amarelas, sob um céu azul, de um dia claro, com algumas nuvens rarefeitas. À frente, ao centro da foto, destaca-se uma tulipa amarela, com grandes pétalas abertas e ovais, picotadas nas pontas. A flor está sustentada por uma fina haste verde clara, cumprida e reta.

Mais atrás da tulipa em destaque, há oito tulipas à esquerda, e à direita, mais seis. Elas são de variados tamanhos, têm pétalas semifechadas e hastes curvas, e estão ao centro de folhas, em tom verde claro, longas e lanceoladas.

Referência:

http://pt.wikipedia.org/wiki . Acessado em 24 de setembro de 2012.
http://www.freedigitalphotos.net/images/Flowers_g74-Beautiful_Yellow_Tulips_p75764.html . Acessado em 24 de setembro de 2012.


Sumário

Editorial

Seção principal

Relato de experiência

Foto-descrição

Como citar esse artigo [ISO 690/2010]:
Lima Rosângela A. Ferreira 2012. RBTV #12: Sumário [online]. [visto em 20/ 07/ 2019]. Disponível em: http://audiodescriptionworldwide.com/rbtv/rbtv-12-sumario/.
Revista Brasileira de Tradução Visual

Este artigo faz parte da edição de número volume: 12, nº 12 (2012).
Para conhecer a edição completa, acesse: http://audiodescriptionworldwide.com/rbtv/rbtv-12-sumario.

Published by

Leave a Reply