Notas proêmias Diabolin é um artista típico da cidade de Olinda, PE. Geralmente ele se apresenta na Bodega do Véio às terças-feiras, fazendo malabarismos, andando em cordas ou cuspindo fogo. Bodega do Véio é um bar antigo, localizado na Rua do Amparo, Centro Histórico de Olinda, área formada por casarões antigos e ruas de pedra. … Continue reading RBTV #10: Sumário
undefined
Audio Description Worldwide Consortium
Áudio-descrição da logo da RBTV: Revista Brasileira de Tradução Visual. Em um fundo branco, a mão direita faz a letra t em libras. O indicador e o polegar se cruzam, os demais dedos ficam erguidos. Próximo ao indicador há, em verde, 3 ondas sonoras. Abaixo da mão, lê-se RBTV, com letras verdes e com letras Braille em preto.

RBTV #10: Sumário

Notas proêmias

Diabolin é um artista típico da cidade de Olinda, PE. Geralmente ele se apresenta na Bodega do Véio às terças-feiras, fazendo malabarismos, andando em cordas ou cuspindo fogo.

Bodega do Véio é um bar antigo, localizado na Rua do Amparo, Centro Histórico de Olinda, área formada por casarões antigos e ruas de pedra. A bodega fica numa casa de estilo colonial, com três portas com dois metros e meio de altura por um metro de largura, que estão sempre abertas. No interior, há várias prateleiras repletas de todos os tipos de produtos. Durante o dia a bodega funciona como armazém, vendendo de feijão a materiais de limpeza. À noite, uma área externa anexada à direita do bar, recebe mesinhas, e fica tomada por um público variado.

Fotografia

Áudio-descrição

É noite. Numa rua, um homem moreno, magro, cabelos pretos, rentes à cabeça, com um bigode preto e ralo faz malabarismo com fogo. Ele veste uma camisa verde bem folgada, ensacada em uma calça preta larga. Usa vários colares de tamanhos e formas diferentes, com grandes sementes amarelas e marrons, de 5 a 8 cm de diâmetro.

Em primeiro plano o artista é visto no centro da foto. Ele traz a cabeça inclinada para trás, rosto para cima, iluminado por uma grande labareda de fogo, que lhe sai da boca. Com os braços semi flexionados, mãos à altura dos ombros, Diabolin segura dois bastões finos, cujas pontas estão envoltas pelo fogo.

Em segundo plano, à direita e à esquerda de Diabolin, pessoas em pé se agrupam na rua e na calçada. À esquerda, dois homens e uma mulher conversam. Os homens vestem camisetas e bermudas, e trazem nas mãos copos de bebida. A mulher está vestindo uma blusa clara e uma saia escura. Ao lado direito, há um grupo maior de pessoas, de costas para o artista.

Ao fundo, há vários sobrados, com cores que vão do amarelo ao vermelho, e cujas portas apresentam molduras brancas, de dez centímetros de largura, destacadas da parede. À esquerda, três dos sobrados possuem também sacadas com grades.


Sumário

Seção principal

Conteúdo

Foto-descrição

Como citar esse artigo [ISO 690/2010]:
Lima Thaís 2012. RBTV #10: Sumário [online]. [visto em 19/ 11/ 2018]. Disponível em: http://audiodescriptionworldwide.com/rbtv/rbtv-10-sumario/.
Revista Brasileira de Tradução Visual

Este artigo faz parte da edição de número volume: 10, nº 10 (2012).
Para conhecer a edição completa, acesse: http://audiodescriptionworldwide.com/rbtv/rbtv-10-sumario.

Published by

Leave a Reply