Trabalho de tradução intersemiótica, orientado pela professora Fabiana Tavares Prezado editor, As obras do artista Patativa do Assaré demonstram a potencialidade criativa do povo brasileiro, que retira do cotidiano, das dificuldades, da dureza da vida a motivação para as artes. Em trabalho de degustação literária, vivenciado no curso de especialização em Psicopedagogia (FAINTVISA) redescobrimos a … Continue reading O Nordeste por Patativa do Assaré: áudio-descrição de quadros do curta “A Triste Partida”
undefined
Audio Description Worldwide Consortium
Áudio-descrição da logo da RBTV: Revista Brasileira de Tradução Visual. Em um fundo branco, a mão direita faz a letra t em libras. O indicador e o polegar se cruzam, os demais dedos ficam erguidos. Próximo ao indicador há, em verde, 3 ondas sonoras. Abaixo da mão, lê-se RBTV, com letras verdes e com letras Braille em preto.

O Nordeste por Patativa do Assaré: áudio-descrição de quadros do curta “A Triste Partida”

Trabalho de tradução intersemiótica, orientado pela professora Fabiana Tavares


Prezado editor,

As obras do artista Patativa do Assaré demonstram a potencialidade criativa do povo brasileiro, que retira do cotidiano, das dificuldades, da dureza da vida a motivação para as artes. Em trabalho de degustação literária, vivenciado no curso de especialização em Psicopedagogia (FAINTVISA) redescobrimos a arte de Assaré e conhecemos o recurso da áudio-descrição. O encantamento com ambos nos mobilizou a ter como meta tornar acessível um curta metragem inspirado na obra de Assaré e participarmos da mostra de áudio-descrição promovida pelo Centro de Estudos Inclusivos (CEI/UFPE), em 2011, para socializar a nossa primeira experiência na promoção da acessibilidade comunicacional às artes. Segue, pois, o trabalho apresentado na Mostra, na modalidade pôster.

Notas proêmias

Antônio Gonçalves da Silva, natural do Ceará, mais conhecido como Patativa do Assaré, foi um poeta popular, compositor, cantor e improvisador brasileiro. Um dos principais poemas composto por ele é “ A triste partida”, texto que retrata a seca no Nordeste. Esse texto é cantado por Luiz Gonzaga e serviu como motivação para o professor Alexandre Cézar elaborar um curta metragem. Como o vídeo, disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=r-8rsqTJi-0>, não está acessível a todos, disponibilizamos, neste trabalho, três quadros, objetivando socializar algumas das imagens temáticas nele utilizadas.

Áudio-descrição de quadros do curta “A Triste Partida”

Quadro 01

Áudio-descrição

Solo seco, com vegetação seca. À esquerda, vê-se a caatinga, uma cactácea de tamanho médio. À frente dela, no chão, alguns galhos secos e ossos de animais. Mais atrás, à esquerda, vê-se parcialmente a copa de uma árvore seca. A frente dela, o tronco e os galhos secos de uma árvore de maior porte, ambas circundadas por muitos galhos secos, soltos no chão alaranjado. Mais a frente, no meio da tela, um tronco seco. À direita, várias árvores pequenas e secas. Ao fundo, céu azul claro.

Quadro 02

Áudio-descrição

Mulher e três crianças brancas sentadas no portal de uma casa de taipa. A casa é artesanal, feita de barro batido e ripas. Na porta de entrada, a esquerda está uma menina, de cabelos cacheados, blusa branca. Ao lado dela, uma mulher magra, de cabelos cacheados, volumosos e blusa branca sem mangas. A mulher segura no colo um garotinho nu. Ao lado direito da mulher, vê-se, parcialmente, outro menino sentado.

Em frente a casa, do lado direito, uma grande bacia de alumínio velho, vazia. Do lado esquerdo, em pé, encontra-se uma menina magra, barriguda, vestindo apenas calcinha. À esquerda e mais a frente dela, outra garota magra, de cabelos cacheados, volumosos, usa um vestido preto, de alças largas, folgado, longo até a altura dos joelhos; cruza os braços e olha para a esquerda.

Distante das crianças, vê-se parcialmente outra casa de taipa. Por trás das casas, vegetação seca. Ao fundo, céu azul e nuvens brancas.

Quadro 03

Áudio-descrição

Gados no pasto. Vê-se, parcialmente, um boi preto e branco, magro junto a um boi marrom claro, com as costelas à mostra; os dois catam comida no chão de terra seca. No centro da tela, um boi marrom escuro anda em direção a outros cinco bois brancos, os quais estão pastoreando por sobre terras de tom claro. Ao fundo, árvores, plantações secas e céu azul claro.

Como citar esse artigo [ISO 690/2010]:
Silva Ana Cláudia dos Santos Santos Erenilda Lopes dos Souza Soraya Maria Freitas da 2012. O Nordeste por Patativa do Assaré: áudio-descrição de quadros do curta “A Triste Partida” [online]. [visto em 18/ 06/ 2019]. Disponível em: http://audiodescriptionworldwide.com/rbtv/o-nordeste-por-patativa-do-assare-audio-descricao-de-quadros-do-curta-a-triste-partida/.
Revista Brasileira de Tradução Visual

Este artigo faz parte da edição de número volume: 11, nº 11 (2012).
Para conhecer a edição completa, acesse: http://audiodescriptionworldwide.com/rbtv/rbtv-11-sumario.

Published by

Leave a Reply