Prezado editor, Ao pesquisarmos sobre os Programas Chaves e Chapolin, elaborados por Roberto Gómez Bolaños, conhecido como Chespirito, descobrimos que as tramas que julgávamos simples, na verdade, são a materialização de uma linguagem persuasiva, híbrida, que traz ao espectador a sensação de realidade. Infelizmente, muitos dos personagens criados por este artista, na década de 70, … Continue reading O “mal” nos programas de chespirito: áudio-descrição dos anti-heróis
undefined
Audio Description Worldwide Consortium
Áudio-descrição da logo da RBTV: Revista Brasileira de Tradução Visual. Em um fundo branco, a mão direita faz a letra t em libras. O indicador e o polegar se cruzam, os demais dedos ficam erguidos. Próximo ao indicador há, em verde, 3 ondas sonoras. Abaixo da mão, lê-se RBTV, com letras verdes e com letras Braille em preto.

O “mal” nos programas de chespirito: áudio-descrição dos anti-heróis

Prezado editor,

Ao pesquisarmos sobre os Programas Chaves e Chapolin, elaborados por Roberto Gómez Bolaños, conhecido como Chespirito, descobrimos que as tramas que julgávamos simples, na verdade, são a materialização de uma linguagem persuasiva, híbrida, que traz ao espectador a sensação de realidade. Infelizmente, muitos dos personagens criados por este artista, na década de 70, ainda não foram áudio-descritos, logo, esta linguagem, em sua totalidade, não chega a todos os espectadores dos referidos programas. Assim, como forma de contribuir para que esta lacuna informacional seja minorada, enviamos a áudio-descrição dos vilões: Chômpiras, Alma Negra e Almôndega.

Áudio-descrição do personagem Chômpiras

Notas proêmias

 O personagem Chômpiras, cujo nome original completo é Aquiles Esquivel Madrazo, é interpretado por Roberto Bolaños e dublado pelos profissionais: Marcelo Gastaldi ( Maga – TVS /SBT), Sérgio Galvão ( BKS / Parisi – CNT/Gazeta), Cassiano Ricardo ( Gota Mágica – SBT), Tata Guarnieri ( Studio Gabia – DVDs Amazonas Filmes).

Chômpiras é o personagem que acabou se tornando carro-chefe do programa Chespirito (1980 – 1995). Seu quadro foi criado ainda na década de 70 e se chamava Los Caquitos (Os Gatunos). Seus dois intérpretes eram: Roberto Bolaños e Ramón Valdés (Peterete).

Ambos eram gatunos, porém, bem trapalhões e, digamos, até mesmo inofensivos. Algumas vezes tentavam assaltar com pistolas de verdade, mas nunca foram bem-sucedidos. Porém, em um dos episódios, estavam simplesmente tentando vender uma pistola de brinquedo e acabaram sendo mal-interpretados por um homem que pensou ser um assalto de verdade e lhes deu até mesmo a roupa do corpo.

Uma das melhores características da série é que Chômpiras sempre estraga as tentativas de assalto de seu colega de trabalho, e acaba sendo castigado com uma bofetada bem servida, com direito a uma “preparação do terreno” onde seus cabelos são previamente repartidos com um pente. O personagem já foi chamado, em dublagens anteriores, de Beterraba, Carne-seca e Chaveco.

Foto do personagem Chômpiras

Áudio-descrição do personagem Chômpiras

Foto meio corpo do personagem Chômpiras. Ele está levemente inclinado para a direita. Chômpiras é branco e magro. Usa boina verde escura. Ele tem cabelos lisos, castanhos e curtos. O rosto dele é ovalado. O personagem apresenta orelha esquerda pequena e sobrancelhas arqueadas e ralas. Os olhos são pequenos, arredondados, pretos, e demonstram olheiras. O nariz é grande.

Chômpiras possui lábios finos. Está com a boca fechada, esboçando um sorriso. Há marcas de expressão que partem da base da ponta do nariz e contornam a boca, chegando ao centro do queixo, o qual é arredondado. O personagem está com a barba por fazer.

Ele veste uma camisa branca, de listras horizontais, largas e pretas, com gola em V, sob paletó verde escuro. O personagem olha para a direita. Ao fundo, imagem marrom e difusa.

Áudio-descrição do personagem Alma Negra

Notas proêmias

Alma Negra, personagem interpretado por Ramón Valdés, é um pirata perverso, malvado, temido e poderoso. Sempre que vai enterrar o tesouro, leva alguns homens para acompanhá-lo, os quais depois serão mortos para que não contem onde o tesouro está. No Brasil, o personagem é dublado por Carlos Seidl ).

Foto do personagem Alma Negra

Áudio-descrição do personagem Alma Negra

Foto meio corpo do personagem Alma Negra. Ele é pardo e magro. Usa chapéu preto de abas largas recolhidas para cima, em cuja parte frontal há um símbolo: o desenho branco de uma caveira e, logo abaixo, dois ossos cruzados.

Nas laterais da cabeça ovalada do personagem, vê-se o cabelo castanho claro, ondulado, curto, cobrindo parte da orelha.

Alma Negra tem testa pequena, rosto ossudo. Mostra olho direito pequeno, castanho claro. E tem o olho esquerdo coberto por um tapa-olho preto. O personagem possui nariz comprido, com ponta larga e achatada. O Bigode dele é largo, grosso, castanho claro, arqueado, cobre-lhe o lábio superior e desce até pouco depois do inferior. O pescoço dele é estreito.

Ele veste camisa de cetim, marrom, com torçal do mesmo tecido entrelaçado na gola em V. No ombro direito do personagem, há diagonalmente uma faixa roxa de laterais douradas. Ao fundo, paredes de tonalidades claras.

Áudio-descrição do personagem Almôndega

Notas proêmias

O personagem Almôndega é interpretado por Edgar Vivar e, no Brasil, é dublado por Carlos Seidl. Almôndega, mestre em disfarce, é um perigoso profissional capaz de se disfarçar de qualquer coisa, podendo se apresentar em qualquer forma. Mas sua forma verdadeira é a de um homem gordo.

Em certa ocasião, teve que se disfarçar de guitarra e, daí em diante, passou a tirar notas de sua costela. Em outra oportunidade, foi obrigado a se disfarçar de bebê, e foi aí que ficou viciado em mamadeira. Só não consegue disfarçar a voz. Aparece no episódio em que um detetive (Carlos Villagrán) se disfarça de médico para proteger uma velhinha (María Antonieta de las Nieves) que teimava em não morrer e o sobrinho dela (Rubén Aguirre) contrata Almôndega para matá-la. ).

Foto do personagem Almôndega

Áudio-descrição do personagem Almôndega

Foto do personagem Almôndega sentado à mesa, com o corpo levemente inclinado para a direita.

Almôndega é branco e gordo. Ele usa chapéu do tipo borsalino, verde, com concavidade na copa, fita preta e abas largas levemente viradas para cima.

O personagem tem cabelos pretos e curtos. As sobrancelhas dele são grossas, pretas, angulares. Ele apresenta olhos pequenos e castanhos, e tem nariz pequeno e afilado. Os lábios dele são finos. A boca está fechada. O queixo de Almôndega é redondo e com papada.

Almôndega usa camisa azul escura, de mangas compridas. Apoia a mão esquerda sobre a mesa pequena, forrada com uma toalha branca, com listras azuis claras verticais e horizontais, onde há uma garrafa de vidro, verde e alguns copos descartáveis; por trás desses, uma caneca de chope com um líquido escuro e, ao lado, uma latinha. Ao fundo, parede bege.

Como citar esse artigo [ISO 690/2010]:
Andrade Cinthia de Oliveira Ferreira Josinaldo Paulo 2012. O “mal” nos programas de chespirito: áudio-descrição dos anti-heróis [online]. [visto em 17/ 06/ 2019]. Disponível em: http://audiodescriptionworldwide.com/rbtv/o-mal-nos-programas-de-chespirito-audio-descricao-dos-anti-herois/.
Revista Brasileira de Tradução Visual

Este artigo faz parte da edição de número volume: 11, nº 11 (2012).
Para conhecer a edição completa, acesse: http://audiodescriptionworldwide.com/rbtv/rbtv-11-sumario.

Published by

Leave a Reply