Caro editor, Durante o Curso de Tradução Visual “Imagens que falam” (2010), discutimos, entre outros temas, sobre a ausência de áudio-descrições de pessoas do nosso convívio. Ciente de que as pessoas com deficiência visual raramente tem suprida a lacuna informacional acerca das descrições de amigos, familiares e colegas com quem convivem em ambientes sociais, submeto, … Continue reading Áudio-descrição: promovendo o acesso a informações visuais de pessoas do nosso convívio
undefined
Audio Description Worldwide Consortium
Áudio-descrição da logo da RBTV: Revista Brasileira de Tradução Visual. Em um fundo branco, a mão direita faz a letra t em libras. O indicador e o polegar se cruzam, os demais dedos ficam erguidos. Próximo ao indicador há, em verde, 3 ondas sonoras. Abaixo da mão, lê-se RBTV, com letras verdes e com letras Braille em preto.

Áudio-descrição: promovendo o acesso a informações visuais de pessoas do nosso convívio

Caro editor,

Durante o Curso de Tradução Visual “Imagens que falam” (2010), discutimos, entre outros temas, sobre a ausência de áudio-descrições de pessoas do nosso convívio.

Ciente de que as pessoas com deficiência visual raramente tem suprida a lacuna informacional acerca das descrições de amigos, familiares e colegas com quem convivem em ambientes sociais, submeto, para a publicação na seção foto-descrição da RBTV, a áudio-descrição de uma foto do meu filho Tiago Vinícius e a de uma amiga, Flávia Machado, cursista do III curso de Tradução Visual “Imagens que falam” (CEI/UFPE).

Espero que esta ação estimule outras pessoas a construir, registrar e disponibilizar áudio-descrições neste espaço formativo, fazendo dele um espaço democrático de aprendizagem do gênero tradutório, caminho gerador da acessibilidade informacional/comunicacional.

Notas Proêmias

Na primeira foto, áudio-descrevo meu filho sentado dentro de uma caixa retangular prateada. Tiago Vinícius tem 5 anos, 1.10m de altura e 24 quilos. Na ocasião em que a foto foi tirada, ele estava numa comemoração escolar, dançando a música “O pato”, de Vinícius de Moraes.

Na segunda foto, faço a áudio-descrição de minha amiga Flávia. Flávia Oliveira Machado é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, mestranda do programa de Pós Graduação em Televisão Digital da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). A pesquisa que desenvolve é sobre a implementação da áudio-descrição na televisão digital brasileira. Flávia, aluna do III Curso de Tradução Visual “Imagens que Falam” (CEI – UFPE), começou a trabalhar com áudio-descrição em 2009. A foto, com dimensões 13 x 13 cm, aqui áudio-descrita foi retirada do site .

Áudio-descrição de Tiago Vinícius


Foto de Tiago Vinícius sentado dentro de uma caixa retangular prateada. Ele é moreno, tem cabelos ondulados, castanho-claros. Possui orelha pequena, rosto redondo e bochechas gordinhas. As sobrancelhas são finas e ligeiramente angulares. Ele tem olhos pequenos, castanho-claros, com cílios alongados e negros. O nariz é pequeno e levemente achatado na ponta. A boca, com lábios finos e rosados, abre-se em sorriso e deixa à mostra os dentes. Ele usa um chapéu de cara de pato, emborrachado, amarelo, em cuja parte superior há, do mesmo material, uma parte reta, pequena e estreita na base, arredondada na extremidade direita e com uma ponta na extremidade esquerda; na parte frontal do chapéu há dois olhos redondos brancos com a íris preta e um bico laranja, semiaberto. Tiago veste camisa branca e bermuda amarela, está com os braços flexionados, um pouco afastados do corpo, a mão direita aberta, com a palma voltada para a esquerda, com as pontas dos dedos flexionadas e a mão esquerda aberta, com a palma voltada para o chão. Ele está sentado, com as perninhas dobradas, dentro de uma caixa retangular prateada, de dimensões 70cm x 40cm e 30 cm de altura. A caixa possui uma alça larga na frente, em forma de arco. O chão é verde com uma listra branca. Ao fundo aparece a ponta de uma saia de tule, e as pernas de uma criança calçando no pé direito uma sapatilha dourada; a perna esquerda está parcialmente oculta atrás de Tiago.

Áudio-descrição de Flávia Machado


Fotografia de Flávia Oliveira Machado. Mulher branca, com cabelos castanho escuro, cacheados, cortados em V, pouco acima dos ombros, divididos para o lado direito. O rosto é arredondado. As sobrancelhas são grossas, pretas e levemente arredondadas; olhos pequenos, castanhos, com cílios retilíneos e pouco volumosos. Ela tem nariz pequeno e afilado; os lábios finos e rosados. A boca pequena abre em um sorriso que mostra os dentes superiores. O queixo é arredondado e apresenta uma covinha. O pescoço é longo. Flávia olha para a frente. Usa brincos de argola prateados. Os ombros mostram uma blusa cinza. Ao fundo, parede salmão clara e na lateral esquerda, parede salmão mais escuro com roda teto laranja.

Como citar esse artigo [ISO 690/2010]:
Silva Fabiana Tavares dos Santos 2010. Áudio-descrição: promovendo o acesso a informações visuais de pessoas do nosso convívio [online]. [visto em 21/ 07/ 2019]. Disponível em: http://audiodescriptionworldwide.com/rbtv/audio-descricao-promovendo-o-acesso-a-informacoes-visuais-de-pessoas-do-nosso-convivio/.
Revista Brasileira de Tradução Visual

Este artigo faz parte da edição de número volume: 5, nº 5 (2010).
Para conhecer a edição completa, acesse: http://audiodescriptionworldwide.com/rbtv/rbtv-5-sumario.

Published by

  • Mestranda em Educação Inclusiva (UFPE). Aluna do III Curso de Tradução Visual com ênfase em Áudio-descrição “Imagens que Falam” (CEI/UFPE). Especialista em Literatura Infanto-Juvenil (FAFIRE). Graduada em Letras (FAINTVISA). Professora dos cursos de licenciatura em Pedagogia e Letras (Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão). Professora conteudista e executora do curso de licenciatura em Pedagogia (UFRPE- EaD). Professora da rede pública estadual de Pernambuco.View all posts by Fabiana Tavares dos Santos Silva

Leave a Reply