Caro editor, Em sintonia com o  trabalho de Isis Carvalho de áudio-descrever histórias em quadrinhos publicado no vol. 3 desta revista, gostaria de submeter duas A-Ds,  realizadas durante o III Curso de Tradução Visual “Imagens que falam”,  no segundo semestre de 2010, ofertado (nas modalidades presencial  e a distância), pelo Centro de Estudos Inclusivo  (CEI-UFPE). … Continue reading Áudio-descrição de Histórias em Quadrinhos
undefined
Audio Description Worldwide Consortium
Áudio-descrição da logo da RBTV: Revista Brasileira de Tradução Visual. Em um fundo branco, a mão direita faz a letra t em libras. O indicador e o polegar se cruzam, os demais dedos ficam erguidos. Próximo ao indicador há, em verde, 3 ondas sonoras. Abaixo da mão, lê-se RBTV, com letras verdes e com letras Braille em preto.

Áudio-descrição de Histórias em Quadrinhos

Caro editor,

Em sintonia com o  trabalho de Isis Carvalho de áudio-descrever histórias em quadrinhos publicado no vol. 3 desta revista, gostaria de submeter duas A-Ds,  realizadas durante o III Curso de Tradução Visual “Imagens que falam”,  no segundo semestre de 2010, ofertado (nas modalidades presencial  e a distância), pelo Centro de Estudos Inclusivo  (CEI-UFPE). Coincidentemente fiz a mesma opção que Isis Carvalho, por histórias de uma página da Turma da Mônica.  Também fiz a opção por utilizar as legendas que Luís Campo empregou no seu Blog. A letra “Q” seguida de um número indicará o quadrinho que será descrito. Usei aspas para as falas dos personagens.

Seguem abaixo as A-Ds:

1. Almanaque Historinhas de uma página Nº 4 Turma da Mônica, página 8.

Chico Bento

Q1: O garoto Chico Bento está sentado à beira de um rio. Ele segura uma vara de pescar. Olhos arregalados. Olha em direção à água, com a boca aberta em sorriso com os dentes superiores à mostra.

Q2: Chico Bento de olhos apertados, ponta da língua presa no canto direito da boca, puxa uma vara de pescar com as duas mãos:  a mão esquerda  segura o pé da vara e mão direita,  mais a frente,  levantando a  vara paralelamente ao seu corpo.  Ele está suspenso do chão. O chapéu  está no ar,  acima da cabeça de Chico Bento. Na ponta da linha aparece uma bota marrom que respinga.

Q3: Chico Bento de pé. Vara de pescar apoiada no chão, sustentada pela mão direita. Olha para a bota que está no chão e fala “porquera! Pensei qui era um pexão!”

Q4: Chico Bento de perfil visto até a cintura. Ele tem a sobrancelha franzida, a boca aberta e segura, no alto, a bota com a mão esquerda. “I agora, o que qui eu faço com só um pé di bota veia?”

Q5: Um braço toca com o dedo indicador no ombro direito de Chico Bento. Ele, de frente, boca fechada, olha  para a direita. Segura a bota com a mão esquerda.

Q6: No canto esquerdo, um saci com olhos arregalados e cachimbo na boca, pula calçado com a bota. No canto direito Chico Bento olha para o saci.  Chico Bento, ainda com a vara de pescar na mão direita,  deixa cair os  ombros.

FIM


2. Almanaque Historinhas de uma página Nº 4 Turma da Mônica, página 52.

Do Contra (a letra R é escrita espelhada)

Q1: Paisagem campestre.  O menino  “Do Contra”  está com os olhos fechados. A boca fechada com os cantos voltados para cima. Duas gotas brancas saltam-lhe  da testa. Segura um guarda-chuva preto com a mão esquerda. Veste uma capa de chuva amarela e botas de chuva verdes claras. Caminha em direção ao lado direito. No alto, um sol amarelo brilha no céu azul.

Q2: Do Contra para. Arregala os olhos e abre a boca. Do lado direito Cascão com uma touca de banho azul clara de bolinhas brancas. Olhos fechados e boca com os cantos voltados para cima. Duas gotas brancas saltam-lhe da testa. Segura um escovão de banho na mão esquerda e um sabonete na mão direita. Está sem camisa e de shorts. Sol no canto direito tem o miolo vermelho e os raios amarelos.

Q3: Do lado direito, Do Contra, com as sobrancelhas franzidas,  com a boca aberta,    mão direita com pulso cerrado,  olha em direção a Cascão. “Ei! O do contra aqui sou eu!”  Do lado esquerdo Cascão para, olha de lado em direção a Do Contra e sorri.

FIM

Como citar esse artigo [ISO 690/2010]:
Tavares Liliana Barros 2010. Áudio-descrição de Histórias em Quadrinhos [online]. [visto em 16/ 12/ 2018]. Disponível em: http://audiodescriptionworldwide.com/rbtv/audio-descricao-de-historias-em-quadrinhos/.
Revista Brasileira de Tradução Visual

Este artigo faz parte da edição de número volume: 5, nº 5 (2010).
Para conhecer a edição completa, acesse: http://audiodescriptionworldwide.com/rbtv/rbtv-5-sumario.

Published by

  • Psicóloga, Mestre em Educação pela UFPE, Professora de Psicologia da Faculdade de Saúde – FPS e da UFRPE. Áudio-descritora pelo CEI/UFPE.View all posts by Liliana Barros Tavares

Leave a Reply