Autor da obra: Vicente do Rego Monteiro Tema da obra: Sertanejos Disponível: Reproduzido no livro “Vicente do Rego Monteiro Olhar Sobre a Década de 1960”, por Jacob Klintowitz, sob o nº 156. Reprodução do quadro Áudio-descrição da tela Sertanejos é uma pintura em óleo sobre tela, de 130cm de altura x 190cm de largura, organizada … Continue reading Áudio-descrição da obra “Sertanejos”
undefined
Audio Description Worldwide Consortium
Áudio-descrição da logo da RBTV: Revista Brasileira de Tradução Visual. Em um fundo branco, a mão direita faz a letra t em libras. O indicador e o polegar se cruzam, os demais dedos ficam erguidos. Próximo ao indicador há, em verde, 3 ondas sonoras. Abaixo da mão, lê-se RBTV, com letras verdes e com letras Braille em preto.

Áudio-descrição da obra “Sertanejos”

Autor da obra: Vicente do Rego Monteiro
Tema da obra: Sertanejos
Disponível: Reproduzido no livro “Vicente do Rego Monteiro Olhar Sobre a Década de 1960”, por Jacob Klintowitz, sob o nº 156.

Reprodução do quadro

Áudio-descrição da tela

Sertanejos é uma pintura em óleo sobre tela, de 130cm de altura x 190cm de largura, organizada e simétrica, realizada por Vicente do Rego Monteiro (1899-1970), pintor pernambucano que teve como tendência artística o Cubismo, trabalhado pelo artista de um modo muito próprio, com predominância de linhas retas e o corpo humano reduzido a formas geométricas, o que sugere ao espectador a percepção de volumes.

Pintura em tonalidades opacas de dois homens pardos, de meia-idade, no centro da imagem, e dois cavalos marrons em volta deles. O homem da esquerda é magro, de cabelos negros, longos e ondulados. Usa chapéu de couro de aba virada, em tom acinzentado, camisa de mangas longas e calças verdes e sandálias de couro. Ele está em pé, com a perna esquerda flexionada, o pé apoiado em um banco; segura uma sanfona a frente do tronco; a mão esquerda está sobre o teclado da sanfona. O outro homem é magro, têm cabelos negros, longos e lisos. Ele está em pé com a cabeça inclinada para a esquerda, com o olhar direcionado para a viola. Usa chapéu de couro de aba virada, em tom acinzentado, camisa de mangas longas e calças na cor marrom e sandálias de couro. Ele está em pé, com a perna direita flexionada, o pé apoiado no mesmo banco que o seu companheiro. Segura uma viola que está apoiada sobre a coxa direita. A mão direita está sobre a caixa de ressonância. A outra mão segura o braço do violão. Os dois cavalos estão simetricamente posicionados aos pés dos homens, em posição fetal; ambos estão com os focinhos voltados para o centro da imagem. Ao fundo há uma fileira de colunas marrons, verticais, uma ao lado da outra.

Ajudaram no trabalho: Consultor: AMARAL, C. J. e Orientação: CASTRO, L. M. S.

Como citar esse artigo [ISO 690/2010]:
Araújo Niviane P. Maria Nascimento Elane Ericka Gomes do 2015. Áudio-descrição da obra “Sertanejos” [online]. [visto em 17/ 06/ 2019]. Disponível em: http://audiodescriptionworldwide.com/rbtv/audio-descricao-da-obra-sertanejos/.
Revista Brasileira de Tradução Visual

Este artigo faz parte da edição de número volume: 18, nº 18 (2015).
Para conhecer a edição completa, acesse: http://audiodescriptionworldwide.com/rbtv/rbtv-18-sumario.

Published by

Leave a Reply