Nestes dias, você perceberá mudanças nas diferentes seções, entre elas, na seção de Política de Submissão, na Política de Seção, nas Diretrizes para Autores, entre outras melhorias, como, por exemplo, a criação de uma nova seção para publicações. Trata-se da seção Cartas ao Editor, onde se publica o diálogo científico em que se promovem comentários, críticas … Continue reading Revista Brasileira de Tradução Visual: chamada para Publicação de Artigos para o 11 volume da RBTV
undefined
Audio Description Worldwide Consortium

Revista Brasileira de Tradução Visual: chamada para Publicação de Artigos para o 11 volume da RBTV

Nestes dias, você perceberá mudanças nas diferentes seções, entre elas, na seção de Política de Submissão, na Política de Seção, nas Diretrizes para Autores, entre outras melhorias, como, por exemplo, a criação de uma nova seção para publicações. Trata-se da seção Cartas ao Editor, onde se publica o diálogo científico em que se promovem comentários, críticas ou discussões a respeito dos temas abordados nos artigos publicados na própria Revista, ou que, tendo relação com o conteúdo desta, venham versar sobre outros temas de interesse geral. Nessa seção é possível uma réplica dos autores do artigo em comento, a qual será publicada junto à carta, ou em número subsequente da revista.

O leitor da RBTV poderá encontrar, a partir de agora, ao pé da página principal, um link para participar de um grupo de discussão sobre o estudo da áudio-descrição, assunto que a RBTV tem tratado com profundidade e frequência, tornando-se referência na publicação científica/acadêmica nessa área, no Brasil.

Esse grupo de estudos, o Áudio-Descrição em Estudo, criado e acompanhado pelo atual editor-chefe da Revista Brasileira de Tradução Visual, Professor Francisco Lima, vem como mais um passo na busca de difundir a áudio-descrição como um direito de acessibilidade comunicacional devida às pessoas com deficiência e tendo como base que a áudio-descrição é recurso assistivo que deve ser provido com ética, qualidade e profissionalidade aos usuários que dela podem se beneficiar.

Com o apoio a esse grupo de estudos, a RBTV está estimulando mais uma via para estudo dessa técnica de tradução visual intersemiótica. Nas palavras do Professor Francisco Lima:

“Agora, com uma lista no Googlegroups, vamos ter um espaço em que estudamos, partilhamos ideias, opiniões e conhecimento a respeito da áudio-descrição; um espaço em que buscamos conhecer sobre quem são os usuários da a-d, os direitos a eles pertinentes e muito mais.

“Neste espaço refletimos sobre as questões adjacentes à prestação do serviço de áudio-descrição, discutimos a produção de roteiros áudio-descritivos, a locução e a recepção da áudio-descrição, bem como os valores éticos e o empoderamento, no gênero tradutório chamado de tradução visual, em que se insere a áudio-descrição.

“Este espaço é para você que quer estudar sobre áudio-descrição e que quer construir uma sociedade mais inclusiva e menos excludente.

Assim, se você é áudio-descritor, deseja tornar-se um, ou é usuário da áudio-descrição, venha participar de nosso grupo. Se você é produtor/fornecedor do serviço de áudio-descrição, venha participar conosco da construção do conhecimento que a nós todos interessa. Se você é professor, produtor cultural, profissional da comunicação, das artes, ou apenas um cidadão desejoso de ver a inclusão cultural, educacional, laboral e de lazer das pessoas com deficiência tornar-se realidade, também por intermédio da áudio-descrição, pode unir-se a nós que será bem-vindo.

“A áudio-descrição é assunto sério e precisa de pessoas sérias, éticas e profissionais como você, para que possamos quebrar barreiras atitudinais e pôr fim ao apartheid social e cultural que perpassam tantos ‘lugares’ em nossa sociedade.”

Com estas ações e outras, oportunamente divulgadas pela RBTV, estamos buscando cumprir um papel social de uma revista científica que é, ao nosso ver, mais amplo que a divulgação do conhecimento acadêmico, a saber, o de apoiar a sociedade na sua transformação para melhor, para uma sociedade mais inclusiva e menos excludente, em todas as áreas.

Venha participar também: Publique conosco, leia nossos artigos e participe de nosso grupo de estudos.

Comitê Editorial da RBTV

Observação: Para participar do grupo de discussão Áudio-Descrição em Estudo, você pode inscrever-se através da página da RBTV, preenchendo seu e-mail, na caixa apropriada, no rodapé do site, ou visitando a página do grupo Áudio-Descrição em Estudo, no Google Groups.

Would you like to make a reference of the text in a school or academic work? Look:

, ADWWC. "Revista Brasileira de Tradução Visual: chamada para Publicação de Artigos para o 11 volume da RBTV". Audio Description Worldwide Consortium, 2011. Available in: <http://audiodescriptionworldwide.com/associados/rbtv/revista-brasileira-de-traducao-visual-chamada-para-publicacao-de-artigos-para-o-11-volume-da-rbtv/>. Access on: 2018/07/17

Published by

Leave a Reply