No mês de Maio tivemos a adesão da áudio-descrição em parte da programação do Festival Palco Giratório Recife promovido pelo SESC PE, fato inédito nos festivais da linguagem cênica da nossa cidade. O espetáculo LEVE foi o primeiro espetáculo de dança com esse recurso em Pernambuco, marco histórico da áudio-descrição em nosso Estado. Sendo assim, … Continue reading RBTV #3: Áudio-descrição de fotografia do espetáculo “Leve”, primeiro espetáculo de dança áudio-descrito em Recife
undefined
Audio Description Worldwide Consortium
Áudio-descrição da logo da RBTV: Revista Brasileira de Tradução Visual. Em um fundo branco, a mão direita faz a letra t em libras. O indicador e o polegar se cruzam, os demais dedos ficam erguidos. Próximo ao indicador há, em verde, 3 ondas sonoras. Abaixo da mão, lê-se RBTV, com letras verdes e com letras Braille em preto.

RBTV #3: Áudio-descrição de fotografia do espetáculo “Leve”, primeiro espetáculo de dança áudio-descrito em Recife

No mês de Maio tivemos a adesão da áudio-descrição em parte da programação do Festival Palco Giratório Recife promovido pelo SESC PE, fato inédito nos festivais da linguagem cênica da nossa cidade. O espetáculo LEVE foi o primeiro espetáculo de dança com esse recurso em Pernambuco, marco histórico da áudio-descrição em nosso Estado. Sendo assim, aproveito a ocasião para exercitar a técnica de AD em imagem estática, da referida apresentação artística. Trata-se de um trabalho concebido a partir da visão das duas artistas e criadoras Renata Muniz, uma mulher de pele morena, com aproximadamente 1m70, magra, tem cabelo cacheado e volumoso na altura da orelha, estilo Black Power, e Maria Agrelli, mulher branca de 1m65, magra, de cabelos lisos à altura da orelha. O mote de criação para o trabalho consistiu na forma diferente e divergente em que as duas lidavam com a perda de pessoas próximas, mesclando, no processo de construção colaborativa, laboratórios criativos, inspirados por poemas, sentimentos, filmes, músicas, e diferentes qualidades de movimentação. O processo se estendeu durante seis meses, a pesquisa se transformou em um espetáculo de dança que mescla coreografia e improvisação.

Áudio-descrição por Andreza Nóbrega

Fotografia colorida do espetáculo de dança “LEVE”:

Duas bailarinas em posições distintas compõe a imagem. A frente e na penumbra, vemos a bailarina morena, de perfil. Ela usa vestido cinza claro com transparência, cujo comprimento vai até à altura do joelho. Está com a cabeça inclinada para trás, o tronco acompanhando a inclinação da cabeça.

Ao centro e ao fundo, sob iluminação a bailarina branca é vista deitada trajando um vestido cinza claro com transparências cujo comprimento vai até abaixo do joelho.

Logo atrás, seis cortinas brancas e transparentes, vazadas por algumas flores, estendem-se do teto até o chão; dispostas paralelamente demarcam o centro de uma circunferência iluminada.

É nesse centro que a bailarina branca está deitada e é nele que se projeta uma mandala composta por linhas curvilíneas azuis e roxas que se interceptam ao centro dessa mesma mandala.

Would you like to make a reference of the text in a school or academic work? Look:

Nóbrega, Andreza. "RBTV #3: Áudio-descrição de fotografia do espetáculo “Leve”, primeiro espetáculo de dança áudio-descrito em Recife". Audio Description Worldwide Consortium, 2010. Available in: <http://audiodescriptionworldwide.com/associados/audio-descricao-de-fotografia-do-espetaculo-leve-primeiro-espetaculo-de-danca-audio-descrito-em-recife/>. Access on: 2018/06/24

Published by

Leave a Reply