Frevo Pernambucano: nosso patrimônio cultural Autor da obra: Emerson Fialho Tema da obra: Temas Regionais Disponível: serto9.blogspot.com.br / emersonfialho.wordpress.com/2007/11/30/frevo-pernambucano-nosso-patrimonio-cultural/ Ilustração estilizada de um casal de passistas de frevo, do ilustrador e desenhista Emerson Fialho, nascido em Recife no ano de 1973. O frevo é uma dança carnavalesca de rua e de salão, essencialmente rítmica, tipicamente pernambucana, … Continue reading RBTV #18: Sumário
undefined
Audio Description Worldwide Consortium
Áudio-descrição da logo da RBTV: Revista Brasileira de Tradução Visual. Em um fundo branco, a mão direita faz a letra t em libras. O indicador e o polegar se cruzam, os demais dedos ficam erguidos. Próximo ao indicador há, em verde, 3 ondas sonoras. Abaixo da mão, lê-se RBTV, com letras verdes e com letras Braille em preto.

RBTV #18: Sumário

Frevo Pernambucano: nosso patrimônio cultural

Autor da obra: Emerson Fialho
Tema da obra: Temas Regionais
Disponível: serto9.blogspot.com.br / emersonfialho.wordpress.com/2007/11/30/frevo-pernambucano-nosso-patrimonio-cultural/

Ilustração estilizada de um casal de passistas de frevo, do ilustrador e desenhista Emerson Fialho, nascido em Recife no ano de 1973. O frevo é uma dança carnavalesca de rua e de salão, essencialmente rítmica, tipicamente pernambucana, marchinha bastante acelerada, que recebeu o nome de frevo em 1910.

O casal está no centro da imagem. O homem, à esquerda, é negro, magro e musculoso, de cabelos curtos. Ele está com as sobrancelhas erguidas, os olhos fechados e a boca aberta, com os dentes à mostra. Segura com a mão direita uma sombrinha de frevo colorida, direcionada para o chão. O braço esquerdo está flexionado, a mão toca o topo da cabeça. Ele está com as pernas flexionadas, com o tronco arqueado para trás, solto no ar. Traja uma minicamisa nas cores vermelha, amarela, verde e branca, que deixa o abdome à mostra e calças curtas brancas, com listras laterais, na vertical, nas cores vermelha, amarela e verde e tênis azuis com meias brancas.

A mulher é branca, magra, tem cabelos na altura do queixo e usa uma bandana na cabeça. Ela está com a cabeça levemente inclinada para a esquerda, com os olhos arregalados, os lábios entreabertos, com os dentes à mostra. O braço direito está projetado para a frente do corpo em direção ao chão, com uma sombrinha de frevo na mão. O outro braço está flexionado, acima da cabeça, com a mão fechada. Ela usa pulseiras coloridas em ambos os braços. O tronco está levemente inclinado para a esquerda.  As pernas estão abertas, a direita flexionada para trás e a esquerda semiflexionada, com a ponta do pé no solo. Ela traja miniblusa e minissaia com babados nas cores azul, vermelha, amarela e verde e sapatilhas azuis.

No plano de fundo há imagem da bandeira do Estado de Pernambuco, formada por um retângulo azul, na parte superior, e um retângulo branco, na parte inferior. Sobre o retângulo azul, de cima para baixo, há uma estrela amarela, um arco-íris nas cores vermelha, amarela e verde e um sol amarelo. Sobre o retângulo branco, ao centro, há uma cruz vermelha.

Ajudaram no trabalho: Consultor: AMARAL, C. J.Orientação: CASTRO, L. M. S.


Sumário

Seção principal

Foto-descrição

Como citar esse artigo [ISO 690/2010]:
Araújo Niviane P. Maria Nascimento Elane Ericka Gomes do 2015. RBTV #18: Sumário [online]. [visto em 20/ 09/ 2019]. Disponível em: http://audiodescriptionworldwide.com/associados-da-inclusao/rbtv/rbtv-18-sumario/.
Revista Brasileira de Tradução Visual

Este artigo faz parte da edição de número volume: 18, nº 18 (2015).
Para conhecer a edição completa, acesse: http://audiodescriptionworldwide.com/rbtv/rbtv-18-sumario.

Published by

Leave a Reply