Caro Editor,
Desta vez submeto para a sessão foto-descrição da Revista Brasileira de Tradução Visual, a foto abaixo.
Muitas vezes, quando falamos de audiodescrição, muita gente não tem nem ideia do que seja, e às vezes, há aqueles que pensam que audiodescrição é apenas a locução ouvida na audiodescrição de filmes, ou de espetáculos teatrais.
A audiodescrição é muito mais do que isto, e pode ser feita de eventos visuais dinâmicos ou estáticos, a exemplo do que venho apresentar a seguir.
Notas proêmias
Essa fotografia faz parte da exposição “Passeios pelo Invisível: fotografias feitas por pessoas com deficiência visual”, realizada entre os dias 22 e 26 de novembro de 2010 no SENAI, em Bauru (SP). Esta foi a primeira exposição acessível (com audiodescrição e fotografia tátil) feita com fotografias produzidas por pessoas com deficiência visual no Brasil. A exposição teve 14 trabalhos fotográficos de alunos com deficiência visual do Lar Escola Santa Luzia para Cegos. Esses alunos tiveram oficinas de fotografia com Júlio Riccó. Além de painéis fotográficos, foram disponibilizados aos visitantes a audiodescrição e as fotografias táteis das imagens.
Audiodescrição da foto:

Projeto: “Passeios pelo Invisível: encontros com a fotografia”
Audiodescrição de Flávia Oliveira Machado
Fotografia colorida de uma estátua iluminada com raios de sol ao redor. A estátua é rosada e ocupa a região central da fotografia. Ela está sobre uma estrutura de seis lados coberta por azulejos brancos. A estátua é a figura de uma mulher de perfil olhando para baixo com a perna esquerda flexionada e a perna direita estendida. O braço direito está estendido à frente da perna direita e segura um pano ondulado que cai do pé esquerdo até a base atrás da perna direita. Os raios de sol formam arcos coloridos que começam no canto superior esquerdo e terminam no canto superior direito, passando pela parte de baixo da fotografia. Atrás da estátua um muro amarelado, cujo topo percorre a largura da fotografia de modo levemente inclinado. Acima do muro está um céu azulado. Nas laterais do muro duas copas de árvores quase se encontram.