Notas proêmias Gilvan José de Meira Lins Samico nasceu em Recife em 15 de junho de 1928. É um artista multifacetado, pintor, desenhista, gravurista brasileiro que, por injetar requinte e elementos oníricos dos signos populares e míticos em suas obras, tornou-se conhecido internacionalmente. Samico, por utilizar uma linguagem brasileira, inspirada na literatura de cordel e em suas ressonâncias medievais, … Continue reading Áudio-descrição em celebração ao movimento armorial: o feminino em Gilvan Samico
undefined
Audio Description Worldwide Consortium
Áudio-descrição da logo da RBTV: Revista Brasileira de Tradução Visual. Em um fundo branco, a mão direita faz a letra t em libras. O indicador e o polegar se cruzam, os demais dedos ficam erguidos. Próximo ao indicador há, em verde, 3 ondas sonoras. Abaixo da mão, lê-se RBTV, com letras verdes e com letras Braille em preto.

Áudio-descrição em celebração ao movimento armorial: o feminino em Gilvan Samico

Notas proêmias

Gilvan José de Meira Lins Samico nasceu em Recife em 15 de junho de 1928. É um artista multifacetado, pintor, desenhista, gravurista brasileiro que, por injetar requinte e elementos oníricos dos signos populares e míticos em suas obras, tornou-se conhecido internacionalmente.

Samico, por utilizar uma linguagem brasileira, inspirada na literatura de cordel e em suas ressonâncias medievais, foi convidado a participar do movimento da arte armorial no Brasil (1970) e atingiu ainda maior destaque nacional a partir de 1966, quando adotou o estilo típico que o consagrou em “O banho de Suzana”, xilogravura de temática bíblica, que compõe o acervo de obras do artista, o qual chama atenção, ente outros aspectos, pelas oposições feminino versus masculino.

A Áudio-descrição da obra “O banho de Suzana”, apresentada a seguir, foi construída mediante a apreciação da reprodução fotográfica de Cesar Barreto, disponível no site do Itaú Cultural.

Áudio-decrição

Xilogravura colorida, com dimensões originais de 51,3 x 34,8 cm, em formato retrato. Suzana nua da cintura para cima, dentro da água. A mulher é branca e magra. Ela está de costas e com a cabeça em perfil para a direita.

Suzana tem cabelos negros, lisos até a altura dos ombros, divididos para o lado esquerdo. Apresenta rosto retangular. A sobrancelha dela é fina, preta, arredondada, o olho é pequeno e preto, circundado por uma mancha acinzentada. O nariz de Suzana é pontudo. A boca pequena, com lábios finos, está fechada. O queixo dela é pequeno e o pescoço é curto e estreito.

Ela está com o braço direito levemente erguido e apoiado sobre uma parede de azulejos losangulares que se alternam nas cores branca e preta; e braço esquerdo submerso na água, de suaves ondas, nas cores verde e branca.

Nas laterais, direita e esquerda, sobre retângulos cinzas, ramagem preta, de folhas pontudas, dispostas duas a duas, e no topo, entre duas, uma ao centro mais arredondada.

Acima de cada retângulo, no topo da xilogravura, dois homens brancos, de perfil, até a altura dos ombros, dispostos nas laterais superiores da imagem, olham para baixo. Eles são calvos, possuem cabelos pretos nas laterais da cabeça, testas pequenas, sobrancelhas grossas, pretas, arqueadas. Apresentam olhos pequenos, pretos e nariz pontudo. Possuem bigode fino, preto e barba grande, arredondada e preta. Por trás deles, linhas verticais estreitas e cinzas.

O espaço entre os homens e Suzana é demarcado por uma estreita faixa vermelha que parte das laterais e ao chegar ao centro bem acima da cabeça de Suzana forma um triângulo, preenchido por um losango e dois outros triângulos pretos, o que faz lembrar um telhado.

Como citar esse artigo [ISO 690/2010]:
Silva Andreza da Nóbrega Arruda Silva Fabiana Tavares dos Santos 2012. Áudio-descrição em celebração ao movimento armorial: o feminino em Gilvan Samico [online]. [visto em 20/ 08/ 2019]. Disponível em: http://audiodescriptionworldwide.com/associados-da-inclusao/rbtv/audio-descricao-em-celebracao-ao-movimento-armorial-o-feminino-em-gilvan-samico/.
Revista Brasileira de Tradução Visual

Este artigo faz parte da edição de número volume: 11, nº 11 (2012).
Para conhecer a edição completa, acesse: http://audiodescriptionworldwide.com/rbtv/rbtv-11-sumario.

Published by

  • Arte Educadora. Atriz. Mestre em Educação (UFPE). Áudio-descritoraView all posts by Andreza Nóbrega
  • Mestranda em Educação Inclusiva (UFPE). Aluna do III Curso de Tradução Visual com ênfase em Áudio-descrição “Imagens que Falam” (CEI/UFPE). Especialista em Literatura Infanto-Juvenil (FAFIRE). Graduada em Letras (FAINTVISA). Professora dos cursos de licenciatura em Pedagogia e Letras (Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão). Professora conteudista e executora do curso de licenciatura em Pedagogia (UFRPE- EaD). Professora da rede pública estadual de Pernambuco.View all posts by Fabiana Tavares dos Santos Silva

Leave a Reply